Em busca da solução: Sanepar inicia obras para melhorar abastecimento de água nos bairros Berlim e Recanto Feliz
Intervenções em Nova Santa Rosa devem reduzir falta d’água e baixa pressão; obras seguem por cerca de uma semana
Uma reclamação antiga e considerada legítima pelos moradores dos bairros Berlim e Recanto Feliz, em Nova Santa Rosa, pode estar próxima do fim. A recorrente falta de água, enfrentada quase diariamente por centenas de famílias, começou a ser solucionada com o início das obras de melhoria no sistema de abastecimento realizadas pela Sanepar.
Durante o período de campanha eleitoral, o prefeito Lari Hitz e o vice-prefeito Roque Lorenzatto visitaram moradores das duas comunidades e ouviram, de forma recorrente, as queixas sobre a escassez de água, apontada como uma das principais deficiências causadas pela falta de atenção do poder público ao longo dos anos.
Após a eleição, o compromisso assumido com a população foi levado adiante. A administração municipal buscou apoio junto ao Governo do Estado e à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que firmou o compromisso de executar obras para solucionar o problema que afetava não apenas os bairros Berlim e Recanto Feliz, mas também outras regiões da cidade.
Desde o início desta semana, a Sanepar iniciou as intervenções no sistema de abastecimento de água.
As obras têm previsão de conclusão em cerca de uma semana, podendo sofrer alterações conforme as condições climáticas.
Segundo os responsáveis técnicos, os trabalhos ocorrem em duas etapas. Na primeira fase, está sendo implantado um anel de reforço com tubulação de 200 milímetros. Atualmente, grande parte da rede de distribuição da região utiliza tubulações de apenas 50 milímetros, o que limita significativamente a vazão de água.
Com a nova estrutura, a capacidade de abastecimento será ampliada, reduzindo os episódios de falta de água e os problemas de baixa pressão. Na segunda etapa, será implantado um novo anel de reforço em outro ponto estratégico da rede, com o objetivo principal de solucionar a escassez registrada, especialmente nos finais de tarde.
Ontem a tarde (12), o prefeito em exercício, Roque Lorenzatto, e o prefeito Lari Hitz estiveram na Central de Abastecimento de Água da Sanepar para acompanhar de perto o início das obras.
De acordo com Roque Lorenzatto, a obra atende a uma reivindicação histórica da comunidade. “Esse é um anseio de muitos anos dos moradores, que sofrem com a falta de água. Assumimos esse compromisso ainda durante a campanha e agora estamos conseguindo cumprir. Fizemos a intermediação junto à Sanepar, que prontamente se comprometeu em nos auxiliar”, destacou.
A Administração Municipal reforça que as obras de implantação da rede de esgoto continuam pelos próximos meses em Nova Santa Rosa e que, eventualmente, podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento, principalmente em casos de rompimento de encanamentos durante a execução dos trabalhos.
Fonte: Prefeitura
Redação: Rudi Walker
























