GOVERNADOR DO PARANÁ CONVOCA REUNIÃO COM DEFEZA CIVIL E PREFEITOS ATINGIDOS POR TEMPORAL
Ratinho Junior anunciará ajuda para a população atingida
Os fortes temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana vieram acompanhados de vendavais e chuvas de granizo em diversas regiões do Estado. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as rajadas de vento chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina, durante a madrugada deste domingo (2). Desde sábado (1º), o Simepar registrou ventos acima de 50 km/h em pelo menos 15 municípios.
Houve ainda chuvas de granizo em sete cidades, com destaque para Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, onde as pedras chegaram a pesar mais de 100 gramas. Também foram registrados episódios de granizo em Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
Em Santa Helena, no Oeste do Estado, o volume de chuva acumulado chegou a 138,6 milímetros, valor muito próximo da média histórica de 150 mm para todo o mês de novembro.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil informou que monitora a situação e já registrou, até o início da manhã deste domingo, ocorrências em 16 municípios. Entre os casos relatados estão enxurradas, vendavais e quedas de granizo. Equipes regionais, junto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais, prestam atendimento às famílias afetadas, com distribuição de lonas e kits de ajuda humanitária.
A ação emergencial inclui o envio de telhas, cestas básicas, kits dormitório e de higiene para os municípios de Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz.
Os municípios com ocorrências confirmadas até as 8h deste domingo são: Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Jandaia do Sul, Moreira Sales, Nova Aurora, Peabiru, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rolândia, Santa Fé e São João do Ivaí.
Entre as rajadas de vento mais intensas registradas no sábado (1º), destacam-se:
Altônia: 68 km/h às 18h30;
Campo Mourão: 69,1 km/h às 20h30;
Cianorte: 59 km/h às 20h45;
Guaíra: 55,1 km/h às 18h15;
Loanda: 50,8 km/h às 22h45;
Palotina: 50,8 km/h às 17h30;
Paranavaí: 50,4 km/h às 21h45;
Candói: 54 km/h às 16h30;
Santo Antônio da Platina: 67 km/h às 22h15;
Ubiratã: 60,8 km/h às 19h30;
Umuarama: 56,9 km/h às 19h40.
Já até as 7h30 deste domingo (2), foram registradas:
Cascavel: 59 km/h às 2h;
Cornélio Procópio: 95,5 km/h às 2h;
Distrito de Horizonte (Palmas): 50,8 km/h à 1h45;
Santo Antônio da Platina: 91 km/h à 0h.
Em Entre Rios do Oeste, no Oeste do Estado, não há estação meteorológica para medir a velocidade do vento, mas moradores relataram que um barracão de máquinas foi arrancado pela força do vendaval.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, se reúnem nesta segunda-feira (3) com prefeitos das cidades mais atingidas para definir medidas de apoio e atendimento emergencial.
Diversas cidades do Estado seguem em alerta para novas ocorrências de chuva e vento forte, conforme monitoramento contínuo do Simepar e da Defesa Civil.





















