Imagens de satélite mostra tempo girando no sentido anti-horário (agora21 horas dia 22)
Sequência de dias com calor e tempestades deve se estender até 31 de dezembro na microrregião de Marechal Rondon
Imagens em animação divulgadas pelo Simepar mostram o sistema atmosférico que atua neste início de noite de segunda-feira (22) sobre o Paraguai, parte da Argentina e o Sul do Brasil. O material evidencia que todo o sistema frontal apresenta circulação no sentido anti-horário, característica típica de áreas de baixa pressão associadas à instabilidade intensa.
Situação semelhante foi observada no domingo (21) sobre o território paraguaio, quando, por volta das 16h30, formou-se um tornado na região de Santa Rosa del Monday, próximo à fronteira com o Brasil.
Apesar disso, não há, neste momento, previsão de formação de tornado no país vizinho. No entanto, as imagens reforçam que a instabilidade atmosférica permanece significativa em toda a região.
Em Marechal Cândido Rondon, a noite desta segunda-feira (22) segue com céu nublado, temperatura mínima de 22 °C, ventos de leste-nordeste entre 10 e 15 km/h e umidade elevada, alcançando 88%.
A partir de terça-feira (23), a instabilidade se intensifica, com previsão de tempestades principalmente no período da tarde. O cenário de tempo instável deve se estender até o final do ano, com possibilidade de chuva todos os dias.
Na quarta-feira (24), o risco de tempestades aumenta, com alta probabilidade de precipitações. Entre quinta (25) e sexta-feira (26), o tempo continua instável, com registro de tempestades esparsas e temperaturas máximas acima dos 30 °C.
No fim de semana, sábado (27) e domingo (28), a previsão indica novamente pancadas de chuva e temporais isolados, intercalados com períodos de sol. Já nos últimos dias de 2025 — segunda (29), terça (30) e quarta-feira (31) — o cenário se mantém, com continuidade das tempestades, máximas entre 29 °C e 30 °C e mínimas em torno de 22 °C.
A orientação é para que a população acompanhe atentamente as atualizações meteorológicas, fique atenta às mudanças bruscas no tempo e redobre os cuidados durante episódios de chuva intensa e ventos fortes.
Fonte: weather.com e Simepar.
Redação Rudi Walker
























