Brasileirão 2026 amplia limite de jogos para transferência e mantém número de estrangeiros por clube

Copa do Brasil de 2026 dará duas vagas à Libertadores

Brasileirão 2026 amplia limite de jogos para transferência e mantém número de estrangeiros por clube
site da CBF

O Conselho Técnico do Brasileirão, realizado nesta quinta-feira (11), definiu mudanças importantes no regulamento da Série A para a temporada 2026.

A principal alteração diz respeito ao aumento do limite de partidas que um jogador pode disputar por um clube antes de se transferir para outro dentro da mesma edição do campeonato.

Até 2025, o limite era de seis jogos. A partir de 2026, esse número passa a ser 12 partidas, permitindo maior flexibilidade para os clubes na gestão de seus elencos e para os atletas que buscam novas oportunidades durante a competição.

Outra decisão do Conselho Técnico foi a manutenção do limite de nove jogadores estrangeiros por clube no Brasileirão 2026.

Havia expectativa de uma possível redução, mas o tema deve ser retomado apenas em 2027, por conta de contratos ainda vigentes com atletas estrangeiros.

O número máximo de estrangeiros aumentou de forma gradual nos últimos anos: até 2023 eram permitidos cinco, passando para sete em 2023, e chegando a nove em 2024 — limite mantido em 2025 e agora confirmado para 2026.

Tradicionalmente realizado entre fevereiro e março do ano da competição, o Conselho Técnico foi antecipado para 11 de dezembro devido à mudança no calendário nacional, que antecipou o início do Brasileirão para 28 de janeiro.

As alterações marcam ajustes importantes na dinâmica esportiva e administrativa da Série A, impactando diretamente a montagem dos elencos para a próxima temporada.

COPA DO BRASIL 2026

Outra decisão anunciada durante o Conselho Técnico da Série A,  foi sobre a Copa do Brasil, que já a partir de 2026, dará duas vagas a Libertadores.

No formato atual, o Brasileirão credencia seis clubes à principal competição continental – quatro de forma direta e dois, indiretamente.

Enquanto a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na fase de grupos da Libertadores.

Ano que vem, no entanto, começará a valer a mudança. A CBF ainda estuda se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores).

Também está sob análise como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão.

O Conselho Técnico da Série A é o primeiro da nova gestão da CBF e foi convocado excepcionalmente para dezembro por causa da antecipação do início do Brasileirão de 2026, que se dará em janeiro, em razão da Copa do Mundo no meio do ano.

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp