TORNADO: Meteorologista que alertou sobre o fenômeno em Rio Bonito do Iguaçu volta faz novo alerta para o Oeste da região sul
Modelos indicam risco elevado de temporais, tornados e rajadas acima de 130 km/h entre terça(9) e quarta-feira,(10) especialmente no Oeste e Centro-Leste.
Os próximos dias serão marcados por forte instabilidade climática na região Sul do Brasil. Modelos meteorológicos apontam a formação e organização de um intenso ciclone extratropical entre terça (09) e quarta-feira (10), aumentando de forma significativa o risco de tempestades severas, vendavais, tornados e rajadas de vento que podem superar 130 a 140 km/h em áreas do Centro-Leste.
Ao longo deste domingo, o tempo permanece predominantemente estável, com algumas pancadas isoladas típicas de verão, principalmente no Paraná. A precipitação, no entanto, deve ser irregular e mal distribuída.
Na segunda-feira, o calor segue intenso e abafado, contribuindo para o aumento da instabilidade. Há chance de temporais ao longo da tarde e da noite.
Entre terça e quarta-feira, o cenário fica mais crítico. A formação de um ciclone extratropical, associado ao avanço de uma frente fria com pressão aproximada de 997 hPa, deve intensificar temporais no Oeste, que posteriormente se espalham para outras regiões, incluindo o litoral.
Durante a quarta-feira, o ciclone deve provocar ventos violentos, com rajadas amplamente acima dos 100 km/h, e áreas com potencial de ultrapassar os 130 a 140 km/h, faixa considerada extremamente destrutiva.
A previsão aponta risco de quedas de árvores, destelhamentos, danos estruturais, interrupção de energia e outros transtornos.
As equipes de meteorologia devem atualizar os alertas ao longo dos próximos dias, mas o risco de eventos severos é muito alto, principalmente na terça-feira no Oeste e, na quarta, nas áreas mais próximas ao Centro-Leste.
As informações são do meteorologista Piter Scheuer, postado hoje domingo dia 07 de dezembro de 2025.
























